Farofa de triguilho (Bulgur Pilavi)


Triguilho, bulgur. ou ainda bulghur é uma preparação feito com trigo (particularmente com trigo de sêmola dura, ou durum).  É muito usado na culinária turca, sírio-libanesa e na cozinha mediterrânea, por exemplo, como ingrediente de quibe e tabule.
  
O triguilho concentra todas as propriedades nutritivas do cereal integral, é rico em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E, zinco, potássio, magnésio e selênio. Os benefícios para a saúde na ingestão do triguilho são: controle da diabetes e peso; Ele também é antioxidante por conta do selênio e da Vitamina E. 

Hoje gostaria de compartilhar uma receita super prática e gostosa feita com triguilho. Ela é uma ótima substituta para o arroz e demora somente 15 minutos para ficar pronta!       


Ingredientes (para 4 porções) :


1 xícara grande de triguilho (trigo para quibe ou triguilho bulghur importado)  

2 ½ xícaras grandes de água
2 tomates maduros
3-4 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
sal a gosto
½ cubo de caldo de galinha (opcional)

Como fazer:

Refogue bem numa panela média o alho, tomate em cubos e azeite. Quando o tomate ficar mole, acrescente a água, sal e cubo de caldo de galinha. Deixe ferver. Depois acrescente o triguilho e dê uma misturada com colher. Deixe cozinhar no fogo baixo até o triguilho absorver toda a água. Sirva com saladas e carnes em geral.   

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Iogurt caseiro e bebida "Ayran"

Pimentão Recheado (Dolma de Pimentão)