Pimentão Recheado (Dolma de Pimentão)



Dolma, que literalmente significa recheado, é um prato muito apreciado na Turquia. Sabe quando você volta de uma viagem longa e sua mãe quer cozinhar algo especial para você? Isso geralmente é dolma na Turquia. 
Existem dolma de vários vegetais, como de pimentão, de berinjela, de tomate, de abobrinha e o famoso dolma de folha de uva, mais conhecido no Brasil como charuto de folha de uva. Na verdade, todos os tipos de dolma levam o mesmo recheio, só muda o vegetal que você recheia. Por tanto é muito importante acertar o recheio para ter um dolma muito saboroso.  Existem dois tipos de recheio: com carne e sem carne. Hoje vou compartilhar a receita do dolma de pimentão sem carne para quem gosta de uma opção vegetariana.  

Ingredientes:


6 pimentões verdes, vermelhos ou amarelos de tamanho médio e de formato aredondado (para facilitar na hora de rechear)

1 ½ xícara americana de arroz branco
3 tomates grandes e maduros
1 cebola grande
 ¾ xícara americana de azeite extra virgem
1 xícara de extrato de tomate (prefira extratos que tem somente sal e açúcar)
pimenta do reino a gosto
hortelã fresca ou seca a gosto
sal a gosto
½  maço de cheiro-verde 
4 cebolinhas


Como fazer :

  • Para preparar o recheio, coloque numa tigela grande de vidro: o arroz cru após ser lavado, cebola, tomate, cheiro-verde, hortelã, cebolinha, tudo bem picadinho. 
  • Adicione o extrato de tomate, sal e pimenta do reino. 
  • Para finalizar o recheio, adicione o azeite e misture bem com uma colher. O azeite dará um sabor especial para seu dolma, por isso ele deve ser de qualidade ou seja extra virgem e a quantidade deve ser correta. A mistura dos ingredientes deve aparecer suculenta, se não precisa acrescentar mais azeite. 
  • Após o preparo do recheio, lave bem os pimentões. Corte o topo deles, como na foto acima. Limpe os sementes que ficam dentro do pimentão. Agora, os pimentões estão prontos para serem recheados!  
  • Recheie cada pimentão com a mistura preparada anteriormente. O arroz aumentará de tamanho após ser cozido, por isso deixe um dedo de folga na hora de rechear. 
  • Coloque os pimentões recheados numa forma de vidro para forno e tampe-os com topos cortados anteriormente. A dica é colocar os pimentões horizontalmente, para o arroz cozinhar bem. 
  • Enche a forma com água. A água deve cobrir ¾ dos pimentões. 
  • Cozinhe no forno no fogo médio por 45 minutos ou até o arroz ficar macio e os pimentões apresentar uma visual assado. 
  • Sirva com saladas ou yogurt natural.  
Dicas: 
  • Durante o cozimento se a água evaporar antes do arroz ficar macio, acrescente mais água (quente). 
  • Durante o processo de rechear se sobrar recheio e se você não tiver mais pimentões em casa, aproveite outros vegetais da sua geladeira como tomate, abobrinha, berinjela para rechear. 
  • Se você preferir, pode preparar o mesmo recheio acrescentando 250 g de carne moída crua. Neste caso, não precisa usar muito azeite, ou pode até substitui-lo com óleo vegetal. 
  • Opcionalmente pode cozinhar o dolma no fogão. Neste caso coloque os pimentões verticalmente numa panela funda e cobre-os com água. Cozinhe por 45 min no fogo baixo.  


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Iogurt caseiro e bebida "Ayran"

Farofa de triguilho (Bulgur Pilavi)